A segurança é um dos fatores principais quando pensamos em viajar ou mudar para outro país. Portanto, ela tem grande relevância na pesquisa feita anualmente pela empresa midiática americana U.S. News & World Report, que elege os países com melhor qualidade de vida do mundo. A empresa divulgou um ranking que aponta os países mais seguros do mundo. Você pode conferir o resultado de 2021 neste artigo.
Para a pesquisa, entrevistaram mais de 17.000 cidadãos globais de quatro regiões, avaliando as percepções de 78 países em 76 métricas diferentes.
Quais são os países mais seguros do mundo?
Apesar de ser a região mais pacífica do mundo em diversos rankings, a Europa enfrentou problemas políticos e econômicos recentemente. Especialmente durante a pandemia da Covid-19, que colocou o Acordo Schengen temporariamente sem efeito e diversos países europeus em crise, principalmente na Itália e Espanha.
Porém, de acordo com a pesquisa da U.S. News & World Report, a Europa continua a ser a região mais pacífica do mundo, ocupando os três primeiros lugares do ranking de 2021. Veja quais são os dez países mais seguros do mundo a seguir.
1. Suíça
A Suíça ocupa a primeira colocação no ranking dos países mais seguros do mundo. O índice de criminalidade no país é muito baixo e apresenta uma das menores taxas de criminalidade de todos os países industrializados. Uma informação interessante é que a turística Zurique apresenta criminalidade menor do que a média nacional. A taxa de criminalidade está em baixa na Suíça e os crimes que mais ocorrem são os de roubos de casas.
Com 8,5 milhões de habitantes (estimativa 2020) e IDH muito alto (0,955 – Pnud 2020), a base da economia da Suíça está no trabalho altamente qualificado de uma mão de obra bem formada. Esse é um dos motivos pelos quais há baixa criminalidade no país. Por outro lado, a Suíça também aparece no ranking de cidades mais caras da Europa com Zurique e Lausanne.
2. Dinamarca
A Dinamarca, um país de primeiro mundo com baixa desigualdade financeira, está na segunda posição no ranking dos países mais seguros do mundo. A Dinamarca compõe o trio mais proeminente da Escandinávia, juntamente com a Noruega e a Suécia.
Com uma população de 5,98 milhões de habitantes (estimativa 2020) e IDH muito alto (0,940 – Pnud 2020), o país escandinavo se destaca pelo alto potencial de gerar renda, pela estabilidade da economia e pelo baixo índice de corrupção.
3. Noruega
Com o maior IDH do mundo (0,957 – Pnud 2020), a Noruega é um exemplo quando falamos de nível de educação, riqueza financeira e sensação de segurança. O país possui 5,51 milhões de habitantes e tem índices de criminalidade muito baixos, com raros casos de homicídio ou crimes hediondos.
A Noruega tem um dos maiores índices de adultos alfabetizados do mundo, com sistema educacional gratuito e de qualidade. Além disso, seus habitantes também contam com um sistema de saúde eficiente e gratuito.
4. Canadá
Localizado na América do Norte, o Canadá aparece na 4ª posição dos países mais seguros do mundo em 2021. A segurança é bastante eficaz no país, até mesmo nas grandes metrópoles, como Toronto. A polícia canadense age visando à preservação da ordem e de forma investigativa.
Com uma população grande, de 36,4 milhões de habitantes (estimativa 2020) e IDH alto (0,929 – Pnud 2020), as pessoas, no geral, não se preocupam tanto em relação à sua casa ser arrombada e seus objetos roubados.
5. Nova Zelândia
A Nova Zelândia ficou com a quinta colocação no ranking dos países mais seguros do mundo em 2021. Com política e economia estáveis e respeito aos direitos humanos, o país de natureza extraordinária representa muito bem a Oceania quando o assunto é segurança.
A Nova Zelândia conta com uma população de 4,99 milhões de habitantes (estimativa 2020) e IDH alto (0,931 – Pnud 2020). No país, é raro você ver um policial com armas de fogo e a segurança pública na região é bem eficiente, sendo raros os assaltos a civis – os poucos casos registrados são em estabelecimentos comerciais.
6. Finlândia
Considerado o país menos impactado pelo Covid-19, a Finlândia ocupa a 6ª posição no ranking dos países mais seguros do mundo. Com 5,58 milhões de habitantes (estimativa 2021), o país tem um IDH muito alto (0,938 – Pnud 2020) e é referência em equidade de gênero.
A Finlândia é um dos países mais seguros do mundo e, de acordo com dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), 85% dos finlandeses se sentem seguros ao andar na rua à noite, um percentual bem acima da média da OCDE, de 68%.
7. Suécia
Com 10,35 milhões de habitantes (estimativa de 2020) e IDH muito alto (0,945 – Pnud 2020), a Suécia ocupa o sétimo lugar no ranking dos países mais seguros do mundo. Embora tenha raízes militaristas, a Suécia foi neutra em tempos de guerra por séculos. Além disso, sempre se comprometeu com direitos humanos, serviços públicos e sustentabilidade.
De forma semelhante a outros países nórdicos, a Suécia tem uma base fortemente capitalista, com grande porcentagem dos gastos públicos investidos em serviços para a população. O sistema de saúde e educação universitária são gratuitos e a população tem uma das expectativas de vida mais longas do mundo.
8. Austrália
A Austrália ocupa a 8ª posição no ranking dos países mais seguros do mundo. O país apresenta níveis de criminalidade muito baixos e mesmo em cidades grandes como Sydney e Melbourne, as pessoas relatam que não têm medo de andar na rua sozinhas.
As leis australianas são bastante rígidas e é preciso respeitar leis de consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e códigos de trânsito à risca, para não ter problemas.
Com 25,69 milhões de habitantes (estimativa de 2020) e IDH muito alto (0,944 – Pnud 2020), a Austrália é considerada uma nação rica, com economia baseada no mercado com produto interno bruto e renda per capita consideravelmente altos.
9. Holanda
Com 17,44 milhões de habitantes (estimativa de 2020) e IDH muito alto (0,944 – Pnud 2020), a Holanda ou Países Baixos, como é oficialmente chamado, é o 9º país mais seguro do mundo. Conhecida como a “capital da liberdade” na Europa, a Holanda foi o primeiro país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a descriminalizar as drogas e a prostituição, além de liberar o aborto e a eutanásia.
A Holanda é um país com excelente qualidade de vida e sua agricultura industrializada é extremamente desenvolvida, sendo considerada um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.
O país possui baixas taxas de criminalidade e muitos estudantes, famílias e profissionais decidem se mudar para lá devido ao conforto e segurança que o país oferece. Nos últimos anos, quase 20 prisões foram fechadas por causa da redução da população carcerária.
10. Áustria
Com 8,9 milhões de habitantes (estimativa de 2020), a Áustria está em 10º lugar na classificação dos países mais seguros do mundo em 2021.
O índice de criminalidade no país é considerado baixo e o IDH, bastante elevado (0,922 – Pnud 2020), está entre os 20 mais altos do mundo. Esse fator se deve, principalmente, à elevada renda per capita no país e à sua distribuição dentro da população local.
Quais são os países mais perigosos do mundo?
Segundo o Índice Global da Paz, criado pelo Instituto de Economia e Paz (IEP), a paz em todo o mundo se deteriorou em 0,007% em 2021. Apesar da mudança na pontuação ser a segunda menor em toda a história do índice, ainda é um número considerável.
O índice considera que a pandemia teve um impacto significativo nos níveis de conflito e violência, com mais de 5.000 eventos relacionados à pandemia globalmente entre janeiro de 2020 e abril de 2021.
Mesmo antes do Taleban invadir o Afeganistão, o país já tinha sido classificado entre os menos pacíficos do mundo na última década. Em 2021, o país ficou com o último lugar do Índice Global da Paz, considerando fatores como militarização, liberdade de expressão, índices de crimes violentos e sexuais, e desastres naturais.
Veja a lista dos 10 países mais perigosos do mundo segundo o índice:
- Afeganistão
- Iémen
- Síria
- Sudão do Sul
- Iraque
- Somália
- República Democrática do Congo
- Líbia
- República Centro-Africana
- Rússia
Relatório mundial da felicidade 2021
O Relatório da Felicidade Mundial é um estudo sobre o estado de felicidade global que classifica 149 países, com base no grau de felicidade de sua população.
O Relatório Mundial de Felicidade 2021 considerou o impacto
do Covid-19 na qualidade de vida das pessoas que afetou significativamente a população global. Além disso, o estudo também considerou uma avaliação de como os governos lidaram com a pandemia. Confira os países classificados como os mais felizes do mundo, segundo o Relatório de Felicidade Mundial:
- Finlândia
- Islândia
- Dinamarca
- Suíça
- Holanda
- Suécia
- Alemanha
- Noruega
- Nova Zelândia
- Áustria
Como você pôde observar, há uma dominância escandinava: Finlândia, Islândia, Dinamarca; Suécia e Noruega. Dessa forma, metade dos 10 países mais felizes do mundo, segundo a avaliação positiva das suas vidas atualmente, são os países nórdicos.
Agora que você já conhece os países mais seguros do mundo, os mais perigosos e os mais felizes em 2021, conheça também os países da Europa com melhor qualidade de vida.