Seja para estudo, trabalho ou imigração, a Irlanda é um dos países europeus que mais recebem imigrantes anualmente. O país investe cada vez mais em políticas migratórias e na inserção de estrangeiros no mercado de trabalho irlandês. Você conhece as opções de visto para a Irlanda? Continue lendo que vamos te contar tudo!
Perguntas Frequentes sobre Vistos para a Irlanda
Perguntas | Respostas |
---|---|
Para morar na Irlanda precisa de visto? | Para quem deseja passar até 90 dias no país, não precisa de visto. Para períodos acima, o visto é obrigatório. |
Quanto custa o visto para Irlanda? | Depende do visto. Enquanto o de turista é gratuito, outros podem chegar a mil euros. |
Como tirar visto para Irlanda? | Independentemente do tipo de visto, você deve solicitá-lo em solo irlandês. |
Precisa de Visto para Irlanda?
Depende. Para turismo, não precisa de visto para Irlanda. Mas se seus planos são migrar para morar, estudar e trabalhar no país por mais de 90 dias, você precisa solicitar um visto específico.
Tipos de Visto para Irlanda
A Irlanda oferece várias opções de visto para brasileiros que desejam passar um longo período no país. Confira os principais:
Stamp 1 – Visto de Trabalho
O Stamp 1 é o visto de trabalho mais desejado pelos brasileiros, pois permite que o aplicante trabalhe full-time. Para obter este visto, você deve ter um Work Permit, Green Card ou outra permissão para administrar negócios na Irlanda, permissão de residência, ou permissão de trabalho como dependente de cônjuge.
Stamp 1G – Recém-Graduados
O Stamp 1G é destinado aos estudantes que finalizaram seus estudos de nível NFQ 8 a 10 e querem procurar emprego na Irlanda. Este visto permite que o estudante permaneça no país por mais um ou dois anos após se formar em um curso de pós-graduação, podendo trabalhar em período integral.
Stamp 2 – Visto de Estudo com Permissão de Trabalho
O Stamp 2 é o visto mais comum entre brasileiros. Ele permite que estudantes matriculados em um curso de pelo menos 25 semanas trabalhem até 20 horas por semana durante o período letivo e 40 horas nas férias.
Stamp 2A – Visto de Estudo sem Permissão de Trabalho
O Stamp 2A é menos comum e concede permissão para estudar na Irlanda em cursos que não estejam na lista ILEP. Este visto não permite que o estudante trabalhe.
Stamp 3 – Visto de Dependente
O Stamp 3 concede permissão de residência aos cônjuges e dependentes de cidadãos não europeus que possuem o direito de trabalhar legalmente na Irlanda. Desde 2019, pessoas com o Stamp 3 também podem trabalhar full-time.
Outros Tipos de Visto para Morar na Irlanda
Dependendo da sua situação, você pode precisar de outros vistos mais específicos como:
- Stamp 4 (Visto de residência)
- Stamp 5 (Imigrantes residentes legalmente há pelo menos 8 anos no país)
- Stamp 6 (Dupla nacionalidade)
Documentação Necessária para Solicitar o Visto
A documentação necessária varia conforme o tipo de visto. Porém, há documentos padrão exigidos na entrada do país, como:
- Comprovante de acomodação
- Seguro viagem para Irlanda
- Passagem de volta
- Comprovação financeira
- Passaporte com validade mínima de 6 meses após a volta
Como Solicitar o Visto para Irlanda?
Você deve solicitar todos os vistos para Irlanda quando já estiver em solo irlandês. Cidadãos brasileiros não precisam de visto para permanecer no país por até 90 dias, e é durante esse período que geralmente organizam os documentos para aplicar para o visto desejado.
Valor do Visto para Irlanda
O valor varia conforme as exigências de cada permissão. Por exemplo, o Stamp 2 cobra 300€ pelo registro do Irish Residence Permit (IRP). Já o custo do visto de trabalho muitas vezes é pago pelo próprio empregador.
Validade do Visto Irlandês
A validade do visto depende do tipo concedido. Via de regra, vistos de permanência e de trabalho possuem maior duração, enquanto vistos com permissão de estudo possuem validade menor.
Renovação do Visto
É possível renovar o visto irlandês, mas cada tipo possui suas especificidades e restrições. Por exemplo, para renovar o Stamp 2, o governo irlandês exige que o imigrante mantenha 85% de presença nas aulas.
Cidadania por Tempo de Residência
Dependendo do tipo de visto, é possível solicitar cidadania por tempo de residência. Estrangeiros casados com cidadãos irlandeses, por exemplo, podem solicitar a cidadania desde que a união tenha duração superior a 3 anos e que, antes de iniciar o processo, o cônjuge não europeu tenha vivido ininterruptamente na Irlanda por pelo menos um ano.
Conclusão
Embora o processo de obtenção de visto para a Irlanda seja burocrático, o país oferece várias opções para estrangeiros que desejam morar, estudar ou trabalhar na Ilha Esmeralda. Muitos brasileiros chegam para estudar e acabam ficando, encontrando oportunidades de trabalho na sua área de atuação
Perguntas Frequentes sobre Visto para Irlanda
O que o brasileiro precisa para entrar na Irlanda?
Para entrar na Irlanda, o brasileiro precisa de: passaporte com validade por pelo menos mais 6 meses após a data de saída do país, passagem de saída da Irlanda, apólice do seguro saúde internacional com cobertura de pelo menos 30 mil euros para DMH, cobrindo todo o tempo da sua estadia no país e comprovante de acomodação.
Irlanda precisa de visto para trabalho?
Sim. Para trabalhar na Irlanda, você deve primeiro aplicar para um visto de trabalho (Stamp 1); estudos por mais de 6 meses (Stamp 2 ou Stamp 1G para recém-formados em pós-graduação na Irlanda); visto de dependente (Stamp 3) ou visto de residência (Stamp 4).
Quais documentos são necessários para ir para Irlanda?
Para entrar na Irlanda como turista, pelo período de até 90 dias, o brasileiro precisa de: passaporte com validade de pelo menos mais de 6 meses após a data de saída do país, passagem de saída da Irlanda, apólice do seguro saúde internacional, com cobertura de pelo menos 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares, e comprovante de acomodação, ambos cobrindo todo o período de sua estadia na Irlanda.
Explore as várias opções e chances de aplicar para um visto para morar na Irlanda, um dos países mais seguros do mundo, com boa qualidade de vida e mercado de trabalho aquecido.